top of page

Relendo os clássicos IV – Camões

RELENDO OS CLÁSSICOS IV: AMOR É UM FOGO QUE ARDE SEM SE VER – CAMÕES (Jeff Vasques)

Queimar, marcar com fogo, água quente ou ácido, é uma das violências mais perversas praticadas contra a mulher há séculos, principalmente por seus “amores”: maridos, pais, entes “queridos”. 85% a 90% das mulheres violentadas no mundo não denunciam seus agressores. O silenciamento e a invisibilidade prevelacem.

“Amor é um fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer.”

A cada 12 segundos uma mulher é violentada no Brasil e a cada 2 horas, uma é assassinada. Em sua maioria são crianças e adolescentes, e 80% de seus agressores são pessoas “amadas”: parentes, namorados, maridos e amigos.

“É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se e contente; É um cuidar que ganha em se perder;”

14% dos assassinatos no mundo são causados por parceiros de casamento, em geral, por ciúmes. 40% dos assassinatos de mulheres no mundo são causados por seus maridos. 80% dos familicídios são causados por homens e tem por maior motivação o divórcio. As mulheres permanecem em relações abusivas ou infelizes, em geral, por amor (“tudo vai mudar”), por medo e/ou dependência econômica.

“É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade.”

48% dos casamentos no mundo acabam em divórcio, 60% dos segundos casamentos e 70% dos terceiros. 60% dos homens reconhecem já terem traído ao longo de suas relações. Não há pesquisas conclusivas que mostrem aumento de felicidade com o casamento. Quase a totalidade dos homens e mulheres sofrem de amor e ciúmes de amor, que tornam-se mais perigosos (“patológicos”) em períodos críticos, gerando sofrimento crônico, mal trato aos filhos, doenças e mortes, em especial às mulheres.

“Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?”


 
 
 

Comentários


bottom of page